segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O amor é a lua e o sol, a poesia e a canção



Ele apertou o passo, decidido, sem olhar pra trás; muita coisa ele deixava às costas. Coisas ruins, coisas boas, mas que não mais o deixavam seguir adiante. Caminhando, caminhando, até além do horizonte, pode ver o infinito de si mesmo, em solidão. Muita coisa se vê apenas com o devido afastamento, principalmente quando se tratam de coisas pessoais, íntimas, do âmago. A solidão é boa companheira, quando se precisa estar só. A solidão é boa conselheira, quando se precisa ouvir a si mesmo.
Portanto, não se encontrava sozinho, mesmo estando só: pensamentos lhe faziam companhia. Sua vida mais recente se projetava, se estendia a desdobramentos não ocorridos, mas que poderiam mudar tudo: futuros possíveis de um passado solidificado. O passado é pedra entalhada que não se pode reesculpir. É o mármore do tempo. Somente o pensamento volátil é quem o pode remoldar, a esmo; logo evapora.
No alto da montanha, num papel ele escreveu: - O amor é a lua e o sol, a poesia e a canção.
É uma busca eterna, os caminhos de si; cada passo deixa marcas na estrada... Essas pegadas, nem mesmo o tempo pode apagar. Mas, como se costuma dizer, o caminho se aprende caminhando. É justamente o mistério de cada curva, de cada bifurcação, de cada horizonte distante, que torna interessante, excitante a caminhada.
Na vida não há caminhos prontos ou uma só estrada certa; o caminho é descobrir. Descobrir o caminho é uma viagem de autoconhecimento: descobrindo o seu caminho, se descobre a si.
São caminhos tortuosos os do amor. A visão turva a cada curva. O coração é um motor e um motorista cego que, por não ver a estrada, não entende o momento de acelerar, frear, reduzir... Acidentes acontecem. Mas sem o amor, o combustível desse carro, não se chega a lugar algum.
O amor é algo que nos completa e nos aflige, indissociavelmente; lá no alto da montanha, num papel ele anotou: - O amor é a lua e o sol, a poesia e a canção. 

(Danilo Kuhn)


10 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns. Abraços de Luz a ti e aos teus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!!!
    Parabéns e muito sucesso sempre!!!
    Admiro muito teu trabalho!!!!
    Beijão...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Gostei Danilo. Peço permissão para trabalhá-lo com meus alunos. Grandes abraços e continua assim. Estás indo muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Parabéns! Ótimo texto! Estou virando fã do teu trabalho. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir