sábado, 28 de janeiro de 2012

Preserva o elogio!



Como é bom receber um elogio! Não me refiro àquele que se dá por educação, muito menos àquele entregue sob a máscara da inveja. E elogio pela internet é virtual. Me refiro ao elogio puro, ofertado ao elogiado com afeição, com admiração.
Num mundo onde a competição envenena colegas de trabalho, de sala de aula, e se infiltra até entre amigos ou dentro de uma família, elogiar o outro pode ser interpretado pelo próprio elogiador como um sinal de sua fraqueza, como se admirar um colega e expor isto demonstrasse sua inferioridade perante o elogiado.
Na canção Esperando por mim (1996), Renato Russo escreveu: "Cada um de nós imerso em sua própria arrogância esperando por um pouco de afeição". As pessoas do nosso tempo tendem a se fechar dentro de uma bolha - pode ser uma tentativa de se libertar do mundo real, mas acabam por aprisionarem-se em seu próprio mundo. Da mesma canção: "Digam o que disserem, o mal do século é a solidão"...
O elogio aproxima as pessoas. Estoura as bolhas. É um sinal amor. Amor ao próximo. Isto soa estranho? Se eu me pergunto por que, Renato Russo, novamente, me responde, e com sarcasmo: "Afinal, amar ao próximo é tão demodé" (Baader-Meinhof Blues - 1984).
Se amar ao próximo está fora de moda, quem nos ama? Somente nós mesmos? Alguns familiares, amigos? Isto é notadamente triste, enquanto poderíamos demonstrar amor, carinho, admiração a tantas pessoas. E estas à nós.
Ninguém é perfeito. E perfeição requer evolução. E para evoluir, precisamos preservar o elogio, uma pura demonstração de afeto ameaçada de extinção.
E para começar, tu, que leste este texto, te interessaste pelo assunto a ponto de dispor teu tempo, este precioso bem da atualidade, és uma pessoa boa, humilde, sensível e propensa à evolução. E te elogiar não me tornou menos bom, humilde, sensível e propenso à evolução. Muito pelo contrário.
Preserva o elogio! Nós precisamos disto!

(Danilo Kuhn)




6 comentários:

  1. Concordo Danilo!!! estamos presos ao mal do século... elogiar pelo msn... sms.. mas a coragem de elogiar alguem de cara isso é raro de se ver!!! abração!!!
    Clara

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. É verdade. As pessoas esquecem que se não conseguem falar o que devem (ou querem), diretamente para alguém, torna-se quase impossível ter amigos verdadeiros. Porque amigo é aquele em quem tu podes confiar toda a verdade. Muito boa crônica, Danilo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns querido colega e amigo...
    Muito linda e verdadeira a crônica!!!!
    Beijos...
    Luzia.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir