sexta-feira, 11 de maio de 2012

Trabalho de Mãe


tua mãe, na escola vera da vida, é dos filhos a educadora; escreve com o giz do conselho na lousa do tempo; é regente de classe e de lar com sua batuta de condão. Seu instinto maternal não difere alunos e filhos: são da mesma família.
A tua mãe é o esteio da cidade; cuida da terra e de todos lá fora. Lavora na lavoura: majestade e seu reino. Planta sementes de carinho; as rega, aduba, poda, cuida. Sabe dos ventos, das chuvas, dos temporais, e dos dias de sol como ninguém. Sua colheita é sempre farta, pois cuida das plantas como filhos e vice-versa.
A tua mãe é a rainha do lar. Seu trabalho é ficar perto; olhar nutrir e educar dos seus com carinho e afeto. Luta e labuta todo o dia todos os dias: é um exército de uma mulher só. Suas armas? Garra e coração.
A tua mãe entrega num instante as encomendas, mesmo aquilo que não há em vendas, tal carinho confortante, ou amor sem reprimendas... O comércio do Carinho de Mãe não respeita as regras do capitalismo: nada do que se vende tem um preço, nada que se compra requer dinheiro... É um dar receber mútuo onde o interesse de um é o bem-estar do outro.
A tua mãe é a tua guia cuidosa. De natureza protetora, acolhe debaixo de suas asas aos seus, mesmo que distantes estejam. Sua presença onipresente pressente cada passo em falso, cada deslize. Seu ninho está sempre preparado para um pouso forçado de um passarinho arrependido de voar sem rumo...
A tua mãe, quando põe as doces mãos sobre aqueles que seus são, retira as amarguras do coração. Seus confeitos, feitos de amor, adoçam a tua boca e as tuas palavras. A tua mãe conhece todas as receitas das tuas guloseimas prediletas, e não as deixarão faltar na tua vida...
Enquanto a tua mãe cirze a vida, cuida da família inteira costurando, com linha de conselheira, a toda ferida. Sua máquina de costura trabalha a todo pano. Para toda dor, ela conhece o remendo.
A tua mãe sabe de cor, e com alegria, o seu dever como senhora da sua casa e da sua família. Arranja... Enfeita... Magia de mãe.
Mãe trabalha com o amor. Carinho é a sua mão-de-obra e a sua matéria-prima. Mãe é uma operária de Deus, e trabalha diretamente com Ele: é através da Mãe que Deus dá a vida. Mãe dá a luz, ilumina. Mães são meio-anjo e meio-mulher; e apesar de alguns pecadilhos que porventura possam vir a cometer ao longo da vida, pois são meio-humanas, com certeza terão sido cometidos em nome do amor. Amor de Mãe, trabalho de Mãe...

(Danilo Kuhn)


Nenhum comentário:

Postar um comentário